Londrina também aderiu à campanha do “Janeiro Branco”. Desde o começo do mês a prefeitura, por meio da Londrina Iluminação, ligou as luzes brancas do Viaduto Édson de Jesus Deliberador, na Avenida Dez de Dezembro, centro da cidade, com o intuito de chamar a atenção para as questões e necessidades relacionadas à Saúde Mental e Emocional das pessoas e das instituições humanas. O movimento começou a nível nacional, em 2014, e depois se espalhou por alguns países, como Angola, Japão, Colômbia, Estados Unidos, Portugal e Holanda, entre outros. Em Londrina, deixar as luzes do viaduto na cor branca no mês de janeiro começou no ano passado.
Segundo os psicólogos, uma humanidade mais saudável pressupõe uma cultura da Saúde Mental no mundo, e foi definido janeiro porque no primeiro mês do ano, em termos simbólicos e culturais, as pessoas estão mais propensas a pensarem em suas vidas, em suas relações sociais, em suas condições de existência, em suas emoções e em seus sentidos existenciais.
Ansiedade, desânimo, alteração no humor, problemas de sono e preocupação excessiva são alguns sintomas que o corpo pode apresentar indicando que está na hora de dar atenção à saúde mental. Nestes casos, é importante procurar profissionais habilitados da área de psicologia.
De qualquer forma, é importante as pessoas se desconectarem de computadores e celulares em alguns momentos do dia e usar este tempo para ler um livro, meditar, praticar um exercício físico, fazer uma caminhada ao ar livre ou alguma atividade que dê prazer.