A violência contra as mulheres deve ser combatida de todas as formas, por isso a prefeitura está aderindo à campanha “Agosto Lilás”, para alertar a comunidade sobre a importância de debater e enfrentar o problema. A Londrina Iluminação (LI), por exemplo, decorou cinco monumentos públicos com as cores do movimento: o Viaduto Desembargador Édson de Jesus Deliberador, na Avenida Dez de Dezembro; Concha Acústica, no centro; o interior do globo do monumento “O Passageiro”, nas ruas Norman Prochet e Martiniano do Valle Filho; a fachada da Biblioteca Pública Municipal, no centro histórico; e a barragem do Lago Igapó. É o segundo ano consecutivo que a LI participa.
A campanha envolve a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, e coincide com a celebração dos 16 anos da Lei Maria da Penha (Lei 11.340/06), considerada legislação de referência em todo o mundo no combate a esse tipo de violência.
Dados demonstram que mais de 4.600 casos de violência doméstica contra a mulher são registrados por mês no Paraná. A cada hora mais de 500 mulheres são vítimas de algum tipo de violência no Brasil. Os números são da pesquisa do Fórum Brasileiro de Segurança Pública com o Instituto Data Folha e mostram a importância de intensificar as ações em defesa da mulher.
Segundo Tribunal de Justiça do Paraná, em todo o Estado são quase 30 mil mulheres com medidas protetivas de urgência aplicadas pela Justiça.