O Parque das Indústrias e o Jardim Piazentin, na região sul, vão ganhar nova iluminação pública. A Prefeitura vai trocar, por LED, 102 antigas lâmpadas de vapor de mercúrio e de sódio de 12 ruas. Outras 13 vias dos dois bairros já haviam ganhado a nova iluminação em anos anteriores. A região a ser beneficiada fica numa área de 570 mil metros quadrados, cujo perímetro viário compreende um total de aproximadamente 2 mil metros, entre as ruas Floral, Oduvaldo Viana e Benedito José Rodrigues e as ruas localizadas entre a Avenida Guilherme de Almeida e a Rua Roberto Conceição.
Mais de 970 famílias residem na região, que também possui indústrias e pequenas fábricas, estabelecimentos comerciais, praças e áreas verdes, igrejas, colégios, escolas, centro de educação infantil e unidades básica de saúde.
Semana passada a Prefeitura, por meio da Londrina Iluminação (LI), também iniciou a modernização dos jardins Tarobá, Atlanta e Residencial Café Cereja, e concluiu a nova iluminação do Parque Ouro Branco, Acapulco e Del Rey, todos também na região sul; assim como na Vila Industrial, região oeste; e na região da Vila Brasil e do Jardim Petrópolis, no centro da cidade. O Parque Industrial Betel, ABC, jardins dos Alpes 1, 2 e 3, na região norte, por sua vez (foto), também já haviam ganhado LED.
O presidente da Londrina Iluminação, Claudio Tedeschi, lembra que tanto o Parque das Indústrias quanto os demais bairros, onde as equipes da companhia estão trabalhando, têm uma vida noturna incessante e um trânsito de veículos intenso: “Realmente era preciso melhorar a qualidade da iluminação destes locais”. Ele reforça que nas próximas semanas outras localidades da cidade também serão beneficiadas.
Até junho passado a Prefeitura, por meio da Londrina Iluminação, já instalou 33.089 luminárias LED na cidade e nos distritos rurais, de um total de 61.806 que precisam ser modernizados até 2024, conforme orientação do prefeito Marcelo Belinati. “Podemos imaginar que a quantidade já instalada equivaleria a ir de Londrina ao Uruguai, no sul do continente, em uma rodovia reta totalmente com LED”, compara, por sua vez, o diretor de Operações da companhia de iluminação, Alexander Farias Fermino.
Critérios – Para trocar todas as luminárias, a prefeitura e a LI usam critérios técnicos e prioridades, que são executados paulatinamente, que são a substituição das antigas lâmpadas de mercúrio (ainda há mais de 4 mil nas ruas), troca de braços e luminárias antigas (ainda existem unidades dos anos 1970), atendimento de lugares ermos ou muito escuros, ruas com grande fluxo de pessoas, praças e o entorno de escolas, UBS e creches (“cinturão de segurança”), avenidas, vias arteriais e vias coletoras dos bairros, além do estoque regulador de materiais e componentes da empresa, que depende também dos fornecedores.
A iluminação em LED oferece sensação de segurança, mais luz com menos custo, iluminação mais adequada, conforto e prazer, melhor definição das cores à noite, melhor visualização do tráfego de veículos, boa ocupação das praças e melhor mobilidade urbana.